A fazenda de Boa Vista é a referência mais próxima que se tem de Rodrigo Silva no século XVIII. Possuía uma empresa mineradora e uma capela de invocação a Santa Quitéria, onde se realizavam os serviços religiosos dos habitantes da localidade próximas. y1452
O primeiro nome conhecido da localidade é José Correia, e provavelmente tem homenagem ao dono do sítio onde está o centro do distrito. A igreja atual está localizada onde teria existido uma capela primitiva.
Por volta de 1880, inicia-se a construção da ferrovia. Inaugurada em 1º de dezembro de 1888, com o nome em homenagem ao conselheiro da imperatriz, Rodrigo Augusto da Silva. Até 1950 a estação tinha um movimento grande de carga e descarga e, também, de ageiros.
A fama de Rodrigo Silva não provém somente da estação, mas, também, da presença do Topázio Imperial. Este tipo de pedra só existe um uma faixa de terra da região leste do Quadrilátero Ferrífero. Além da extração do topázio e do movimento da ferrovia, sempre foi praticada no distrito a agricultura e a pecuária, principalmente de gado leiteiro, constituindo-se numa fonte de renda para muitas famílias.
A primeira igreja foi a do sítio de José Correia com os altares recobertos de ouro. Essa teria sido reformada em meados de 1800, mas um incêndio queimou tudo o que havia dentro dela. Pouco a pouco, o novo templo começou a ser construído. Com o crescimento da população, a capela mostrou-se insuficiente para comportar todos os fiéis. Então foi construída uma nova igreja que se encontra na praça central. A principal festa religiosa é dedicada a Santo Antônio, realizada no mês de junho, tornando-se uma grande festa junina. Também são realizadas: as festas do mês de maio, em louvor a Nossa Senhora, algumas cerimônias da semana santa e a confraternização do Natal.
Para se divertir, a população conta com alguns bares e pequenos clubes, além das caminhadas no campo e natação nos inúmeros riachos e cachoeiras que cercam o local. A grande atividade de lazer do distrito é tocar na banda ou ouvi-la. O futebol é uma das mais antigas tradições do distrito. Em 11 de abril de 1962, foi fundado oficialmente o Rodrigo Silva Futebol Clube, com representação em todas as categorias, já tendo disputado alguns campeonatos interestaduais. A região é pioneira também no futebol feminino.
Distante 18 km de Ouro Preto, às margens da Rodovia dos Inconfidentes, a região possui toda a infra-estrutura básica para garantir conforto à sua população.
Foto : Bianca Boher